sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aula 11-04 - RCNEI - REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL


 O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil deve ser entendido como uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que visa a estruturação de propostas educacionais adequadas á especificidade de cada região do país. O documento mostra a importância ao ser reconhecida e apoiada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como Cabe a escola compreender e mudar, modificar com a sociedade, adaptando ao currículo.


  • A função do RCNEI é estabelecer parâmetros estaduais e municipais com o objetivo de dar suporte a ação pedagógica.
  • Orienta a forma de proporcionar um conteúdo programático em cada faixa etária, promovendo o enriquecimento da prática pedagógica.a avaliação.
  •  o professor possa desenvolver um trabalho com mais desenvoltura e eficácia, atendendo de fato a necessidade de cada criança.
  • O documento são sugestões, propostas para elaborar o currículo na Ed. Infantil, a escola vai adaptar ao seu modo conforme as suas necessidades.
  • A criança na formação pessoal e social irá propiciar as habilidades de aceitação, respeito, confiança e ao meio.




   Ao analizar o RCNEI Volume1, percebi que ele é um documento orientador para a prática educativa, é um instrumento útil de reflexão e análise  que permite identificar as intenções educativas e os meios para alcança-los. O professor tem que deixar o aluno questionar, problematizar, elaborar hipóteses e estimular a pensar.Trata-se de um enriquecedor material e de importância para os educadores que desenvolvem seu trabalho na etapa da Educação Infantil.
"São compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças.” (RCNEI. P. 45).







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